BEM BRASIL
BEM BRASIL
senac
senac
Postado em: 23/06/2026 - 17:30 Última atualização: 23/06/2026
Por: Manoelita Chagas - Portal Imbiara

Vereadora ​​​​​​​Fernanda Castelha propõe ampliação do recolhimento de animais soltos para fins de semana e feriados em Araxá

Parlamentar apresentou indicação para que o serviço funcione também aos sábados, domingos e feriados, com foco na prevenção de acidentes e proteção dos animais

A indicação será analisada pelo Poder Executivo, que poderá avaliar a viabilidade operacional e financeira da ampliação do serviço solicitado pela parlamentar. Foto: Arquivo Portal Imbiara

O serviço de recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas poderá passar a atender também aos sábados, domingos e feriados em Araxá. A proposta foi apresentada pela vereadora Fernanda Castelha (PDT) durante reunião da Câmara Municipal, por meio de uma indicação encaminhada ao prefeito Rubens Magela da Silva e à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

A medida solicita a ampliação do atendimento atualmente realizado pelo município para incluir os finais de semana e feriados. Segundo a vereadora, o objetivo é garantir uma resposta mais rápida em situações envolvendo bovinos, equinos, caprinos e muares encontrados soltos ou abandonados em ruas, avenidas e estradas.

De acordo com a justificativa apresentada, muitas das ocorrências envolvendo animais de grande porte acontecem justamente nos períodos em que o serviço não está disponível. A proposta busca reduzir os riscos de acidentes de trânsito e oferecer maior proteção aos próprios animais, que podem estar em situação de abandono, feridos ou sujeitos a maus-tratos.

Segurança viária e bem-estar animal

Durante a apresentação da indicação, Fernanda Castelha destacou a importância da ampliação do serviço para aumentar a eficiência do atendimento prestado pelo município. "O serviço de recolhimento de animais de grande porte abandonados ou soltos em vias públicas é essencial para garantir a segurança da população, prevenir acidentes de trânsito e proteger os próprios animais", afirmou na justificativa do documento.

A vereadora também argumenta que o aumento da circulação de veículos e pessoas nos finais de semana e feriados torna necessária a disponibilidade do serviço nesses períodos. "A ampliação do serviço para sábados, domingos e feriados representa uma medida necessária, preventiva e de interesse público, proporcionando atendimento eficiente às ocorrências, proteção aos animais e mais segurança para toda a população", registrou.

Problema recorrente nas cidades

A presença de animais de grande porte em vias urbanas e rodovias é apontada por especialistas em trânsito como um fator de risco para acidentes, especialmente durante a noite e em trechos com baixa iluminação. Além dos prejuízos materiais, colisões envolvendo cavalos, bois e outros animais podem provocar ferimentos graves em motoristas, passageiros e nos próprios animais.

A indicação será analisada pelo Poder Executivo, que poderá avaliar a viabilidade operacional e financeira da ampliação do serviço solicitado pela parlamentar.