Ex-prefeito recorda desafios da administração entre 1967 e 1971, fala sobre obras marcantes, os tempos de rádio
O terceiro episódio da série "Onde Anda Você?", do Grupo Imbiara de Comunicação, relembrou a trajetória de Paulo Márcio Ferreira, que entrou para a história ao assumir a Prefeitura de Araxá em 1º de fevereiro de 1967, aos 23 anos de idade, tornando-se o prefeito mais jovem do Brasil.
Antes de ingressar na política, Paulo Márcio trabalhou como vendedor e locutor nas rádios Operária e Imbiara, experiência que, segundo ele, foi uma verdadeira escola de vida.
"Tenho uma ligação de simpatia, respeito e gratidão pela Rádio Imbiara. Foi uma época muito boa e tive a oportunidade de aprender muito com Geraldo Porfírio Botelho, um dos araxaenses mais brilhantes da história da cidade", afirmou.

Assinatura do termo de posse de Paulo Márcio Ferreira, Oswaldo Pereira Marques, Dr. Boanerges (Juiz de Direito). 1967. Acervo da Família. Foto: Publicação da Fundação Cultural Calmon Barreto // Foto restaurada com a ajuda de IA.
Principais realizações
Paulo Márcio recordou que assumiu a Prefeitura em um período de dificuldades econômicas e com recursos limitados, mas destacou algumas obras e projetos que marcaram sua administração.
Entre eles, citou a criação do SOS, inspirado em uma iniciativa de Ribeirão Preto, a implantação da APAE, os projetos para o sistema de abastecimento de água, melhorias no Estádio Fausto Alvim, a construção do Cemitério São João Batista e diversas obras de infraestrutura.
Segundo ele, a fundação do SOS foi uma das ações que mais lhe trouxe satisfação.
"Com o índice de pobreza que havia na cidade e as dificuldades econômicas da época, achei que o SOS foi uma medida muito importante. Está aí até hoje prestando serviço à população", disse.

Visita do craque Tostão à recém-instalada Escolinha Tia Lúcia (APAE). Foto: Publicação da Fundação Cultural Calmon Barreto // Foto restaurada com a ajuda de IA.
Arafértil e o desenvolvimento de Araxá
Outro momento lembrado pelo ex-prefeito foi a instalação da Arafértil, considerada por ele um divisor de águas para o desenvolvimento econômico do município.
Paulo Márcio destacou que, após deixar a Prefeitura, foi convidado para integrar a empresa e se tornou o primeiro funcionário araxaense da companhia.
"Quando via aquele canteiro de obras com mais de dois mil trabalhadores, eu ficava feliz. Aquilo significava a redenção econômica da cidade. Foi o começo de uma nova fase para Araxá", relembrou.
Ele também afirmou acreditar no potencial do município diante dos investimentos na mineração e nas terras raras.

Geraldo Porfírio Botelho, no campo empresarial dentro da área de comunicações foi diretor fundador da Rádio Imbiara de Araxá, em 1946 e pouco depois propietário. Foto: Fundação Cultural Calmon Barreto
O incentivo de Geraldo Porfírio Botelho
Um dos momentos mais marcantes da entrevista foi a lembrança da influência de Geraldo Porfírio Botelho (Um dos fundadores da Rádio Imbiara e logo depois próprietário) em sua entrada na política.
Paulo Márcio contou que, inicialmente, buscava candidatos para disputar a Prefeitura pelo MDB, mas encontrava dificuldades para formar a chapa. Foi então que recebeu um incentivo inesperado.
"Um dia, o senhor Geraldo falou comigo: 'Paulinho, por que você não se candidata a prefeito?' Eu disse que não tinha condições. E ele respondeu uma frase que nunca esqueci: 'Candidato a prefeito derrotado vale mais do que candidato a vereador eleito'."
Sem conseguir outro nome para encabeçar a chapa, acabou assumindo a candidatura. Anos depois, ainda se surpreende com o resultado da eleição.
"Até hoje me pergunto como o povo deixou de votar em um homem com o currículo e a inteligência do senhor Geraldo Porfírio para votar em mim, com apenas 23 anos. São coisas que a gente não consegue explicar."

Paulo Márcio Ferreira, Ana Lúcia de Resende e Lílian Márcia. 1967. Acervo da Família. Foto: Publicação da Fundação Cultural Calmon Barreto // Foto restaurada com a ajuda de IA.
Os tempos de rádio
Paulo Márcio também recordou com carinho a passagem pela Rádio Imbiara e pela Rádio Operária.
"Eu era empolgadíssimo com a profissão. Fazia programa, era locutor e achava aquilo o máximo. O rádio era uma escola. Aprendi muito, conheci pessoas extraordinárias e guardo lembranças maravilhosas daquele tempo."
Os desafios em tempos de regime militar

O Presidente da República Marechal Arthur Costa e Silva e o Governador Israel Pinheiro. 1968. Acervo da Família. Foto: Publicação da Fundação Cultural Calmon Barreto // Foto restaurada com a ajuda de IA.
Arafértil e o desenvolvimento de Araxá
Ao relembrar os anos em que esteve à frente da Prefeitura, Paulo Márcio destacou que governou em um período politicamente delicado e marcado por restrições impostas pelo regime militar.
Segundo ele, administrar naquele contexto exigia cautela e convivência constante com um ambiente de vigilância e preocupação.
"Era uma época difícil. Havia apreensão e muitas limitações. Mas conseguimos conduzir a administração e realizar obras importantes para a cidade", afirmou.
Visão sobre a cidade
Ao olhar para Araxá atualmente, Paulo Márcio destaca o crescimento econômico e o potencial do município.
Ele lembrou que, quando os projetos do sistema de água e esgoto estavam sendo elaborados, determinou que fossem dimensionados para uma cidade de 120 mil habitantes.
"Na época disseram que era muito. Hoje vejo que acertamos. Araxá cresceu e continua tendo um futuro promissor."
A rotina atual
Hoje, aos 83 anos, Paulo Márcio leva uma vida tranquila, acompanha as notícias, gosta de leitura e continua atento aos acontecimentos do país.
"Faço o que é permitido a todo velhinho: descansar, ler e acompanhar o noticiário. Sempre gostei de estar informado", disse, mantendo o bom humor que o acompanha desde os tempos em que fez história como o prefeito mais jovem do Brasil e de Araxá.