Campanha estadual busca atualizar cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes; vacina contra a influenza também estará disponível para toda a população
A Prefeitura de Araxá promove neste sábado (20) o Dia D da Campanha de Multivacinação, uma mobilização voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação acontecerá das 9h às 14h30 em três unidades estratégicas do município: Unicentro, UniOeste e UniNordeste.
Em entrevista à Rádio Imbiara, a coordenadora de Imunização de Araxá, Érica Fonseca, explicou que a iniciativa faz parte de uma campanha promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizada em todo o estado durante o mês de junho. O objetivo é identificar e regularizar eventuais atrasos vacinais, garantindo que crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças preveníveis por vacinação.
Segundo a coordenadora, além da atualização das cadernetas do público infantojuvenil, a campanha também abrirá espaço para a vacinação contra a influenza para toda a população. A medida amplia o acesso ao imunizante justamente em um período de maior circulação de vírus respiratórios. “Estaremos com todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização para crianças e adolescentes até 15 anos e também com a vacina contra a influenza disponível para a população em geral”, destacou Érica.
Vacinas disponíveis
Durante o Dia D, estarão disponíveis todas as vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a faixa etária atendida, incluindo imunizantes contra meningite, coqueluche, poliomielite, tétano, dengue, covid-19 e outras doenças contempladas no calendário vacinal.
A orientação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação para que as equipes possam verificar quais doses estão pendentes ou dentro do prazo para aplicação. “Precisamos conferir o cartão de vacina para identificar se existe alguma dose atrasada ou que já esteja no período correto para ser aplicada”, explicou a coordenadora.
Documentos necessários
Para receber as vacinas, será necessário apresentar a caderneta de vacinação, o Cartão SUS — quando disponível — e um comprovante de endereço. Além de auxiliar no acompanhamento vacinal, os documentos também permitem a atualização cadastral dos usuários do sistema de saúde.
A abertura das unidades durante o sábado busca atender principalmente pessoas que enfrentam dificuldades para comparecer às salas de vacina durante os dias úteis. “Muitas pessoas trabalham em horário comercial e acabam não conseguindo ir até uma unidade de saúde durante a semana. Por isso, manteremos as salas abertas até as 14h30 para facilitar o acesso à vacinação”, ressaltou Érica.
Campanha estadual
A Campanha de Multivacinação 2026 acontece em todos os municípios mineiros entre os dias 1º e 30 de junho, com foco na atualização vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O Dia D estadual está marcado para este sábado (20), mobilizando unidades de saúde em diversas regiões de Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a estratégia busca ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis, reforçando a importância da vacinação como uma das principais ferramentas de prevenção em saúde pública.
Mais informações sobre a campanha estadual podem ser consultadas no portal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.